Oi, gente! Vamos abordar um tema que causa certa interrogação nas cabecinhas de pais e mães de crianças pequenas. Quando matricular meu filho no curso de inglês? Você já se questionou sobre o assunto?!

Bem, vou escrever como profissional e “esquecer”, por um segundo, que sou mãe de uma menina de 4 anos. Nós nascemos com uma capacidade muito grande para identificarmos sons, em qualquer língua. Após alguns meses ao nascer, a criança começará a balbuciar e falar as primeiras palavrinhas na língua a que está exposta. Se a criança for estimulada a outra língua, maior será sua capacidade de reconhecimento e produção dos sons dessa língua. Não existe interferência negativa de uma língua sobre outra no ato da aprendizagem. A língua estrangeira não representa ameaças à língua materna ou ao seu próprio desenvolvimento.

O que podemos concluir, é que quanto antes o seu pequeno entrar em contato com o inglês, mais familiarizado ele estará com os sons dessa língua. Desde muito cedo, ele escuta palavras que não pertencem a sua língua materna. Muitos desenhos infantis e seus próprios canais (Discovery Kids, Cartoon Network..), marcas de fast-foods (MC Donalds, Subway, Burger King..) e aplicativos estão por todos os lados. Muita informação “diferente” não é mesmo? Não existe uma idade certa para esse aprendizado ocorrer. Porém, a metodologia deve ser adaptada e respeitar a faixa etária da criança! Os menores serão estimulados através do lúdico, onde brincadeiras, teatrinhos, cantigas, desenhos estarão presentes.

A partir dos 4 anos aconselho a já realizarem atividades com material concreto, além do lúdico. Procurar determinada figura no livro, relacionar cores, números... Em casa, pais também podem estimular seus filhos com palavrinhas novas nas AVD (Atividades de Vida Diária). Na hora do almoço podem listar 2 utensílios que estão na mesa, na hora do banho podem falar 2 objetos que precisarão para esse momento, etc.. Normalmente, as crianças adoram brincar durante essas rotinas! Então..opinião de fonoaudióloga e psicopedagoga!

As áreas no cérebro, responsáveis pela decodificação e emissão dos sons se formam até os 12 anos de idade. Durante esse período, quanto mais estímulo e conexões realizadas entre os neurônios, melhor! Quanto mais cedo começar o aprendizado, melhor será o seu aproveitamento!

Toda e qualquer opinião será super bem-vinda! Bjs

Vamos falar sobre uma atividade física considerada completa! A Capoeira!

O resultado dessa prática são crianças mais desinibidas e com mais segurança em si mesmas. Saiba os motivos!

Sexta, 11 Novembro 2016 14:42

ATÉ QUE IDADE A CRIANÇA "PODE" FALAR ERRADO?

Escrito por

Oi, gente! Hoje venho trocar uma ideia com vocês sobre a linguagem da criançada! É muito importante que pais e responsáveis estejam atentos e não incentivem "o falar errado" achando bonitinho e engraçado como a criança esta falando. Essa atitude só reforça para a criança que ela está no caminho certo!

Quarta, 19 Outubro 2016 15:24

FIQUE DE OLHO NA SÍNDROME DO IMPERADOR

Escrito por

Fenômeno em crescimento na nossa sociedade, a Síndrome do Imperador, trata de um conjunto de atitudes e comportamentos nos quais os filhos, para atingirem os seus fins, manipulam e dominam aos pais com birras, gritos e ameaças, insultando-os fisicamente e psicologicamente.

Domingo, 01 Maio 2016 11:01

BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO INFANTIL

Escrito por

Qual é a criança que não gosta de uma piscina? Difícil, não é? Porque brincar na água é sempre uma ótima brincadeira e traz sensações muito boas.

Sexta, 22 Abril 2016 20:45

CICLISMO NA INFÂNCIA

Escrito por

Montar numa bicicleta e sempre divertido e muito saudável.

Hoje em dia com todas as opções tecnológicas as crianças acabam ficando presas a jogos eletrônicos, filmes e afins e acabam perdendo o melhor da vida. Não por aqui!

Sábado, 19 Março 2016 22:40

POR QUE DANÇAR?

Escrito por

Oi, gente! Pela primeira vez fui escalada para falar sobre Atividade Física! Justamente na semana que Maricota fez sua aulinha experimental de dança pop. Pronto! Resolvi unir as duas coisas! hehehe

Quinta, 21 Janeiro 2016 15:37

EQUITAÇÃO: ESPORTE E TRATAMENTO

Escrito por

A equitação é um maravilhoso esporte, sendo também muito indicado para crianças. A relação entre o pequeno e o animal, na verdade, pode tornar-se muito importante na fase de crescimento:

Quinta, 12 Novembro 2015 21:47

ATIVIDADE FÍSICA NA INFÂNCIA!

Escrito por

Resolvemos criar um nicho especial com esse tema para realmente dar ênfase e estimular a Atividade Física dos pequenos.

Segundo o IBGE, cada dia cresce mais no Brasil o índice de obesidade infantil. Hoje, cerca de 30% da população que se encontra entre 5 e 9 anos está nessa faixa. E junto com esse índice vem: hipertensão, diabetes, sobrepeso…

4kids 44